segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Observação de baleias cresce 30% em 2010 para operadora em SC

O total de turistas que participaram em 2010 da observação de baleias francas no litoral de Santa Catarina em barcos da primeira operadora credenciada no Brasil --segundo ela-- cresceu em cerca de 30% em relação ao ano anterior e chegou ao maior total histórico, de 1.740 turistas.
Os dados são da operadora Turismo Vida Sol e Mar, com sede na Praia do Rosa, Imbituba (SC). A temporada deste ano foi encerrada na segunda quinzena de novembro.

O argentino Enrique Litman, proprietário da empresa, começou a atividade por terra em 1994 e em 1998 com barco --sempre próprios para a atividade.

A operadora é parceira do Instituto Baleia Franca (IBF), que se refere ao cetáceo que aparece nesta região costeira.

Dados coletados via aérea e marítima pela ONG mostram que foram observadas no total 102 baleias neste ano, o que é quase o dobro de 2009, quando foram observadas apenas 62 baleias --mas este havia sido o menor número observado nos últmios oito anos.

O maior total de baleias observadas nesse período tinha sido em 2006: 194 delas.

Segundo a bióloga do IBF Mônica Pontalti, nesta temporada foram avistadas mães com filhotes e indivíduos em período de acasalamento, concentrados na região da Guarda do Embaú, ao norte da Praia do Rosa.

Os brasileiros, que quase que igualmente dividiam a participação nos passeios de observação de baleias da operadora com os estrangeiros, em 2004, cada vez mais dominam o espaço. Neste ano, 88% dos turistas foram brasileiros.

Entre os estrangeiros, os alemães, espanhóis, norte-americanos e depois os ingleses foram os mais frequentes.
Já o número de passeios permaneceu quase o mesmo de 2009 para 2010, apesar de ainda crescer em relação aos anos anteriores: foi de 112 para 116.

Daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário