terça-feira, 30 de novembro de 2010

Guepardo de 630g é atração em berçário de zoo

Kiburi, um guepardo que nasceu há apenas 10 dias, no zoológico de San Diego, Estados Unidos, abriu os olhos pela primeira vez. O filhote despertou, tomou leite com o auxílio de uma mamadeira e logo voltou a dormir. Os visitantes podem conhecer o bebê guepardo, que tem apenas 630 gramas, no berçário do parque.

Makena, mãe de Kiburi, deu à luz dois filhotes, mas um deles morreu depois do parto – e a fêmea logo passou a dar sinais de que abandonaria o que sobreviveu. Segundo os tratadores do zoológico, é comum que as fêmeas dessa espécie abandonem o filho único, porque há uma grande mortalidade entre os bebês guepardos e gastar energia para criar um único animal não as interessa.

Os guepardos (também conhecidos como chitas) têm dificuldade para a reprodução em cativeiro, por isso o nascimento foi comemorado – ainda mais porque estão em risco de extinção no mundo. Os hábitats naturais desse felino são a África Central e a Índia. Consegue atingir velocidades de 115 a 120 quilômetros por hora, sendo considerado o mais rápido de todos os animais terrestres. Pode ter de 1,5m a 2m, da cabeça à cauda, e pesar cerca de 60 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário