segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Cães de sem-teto são mais equilibrados", diz adestrador das estrelas

O cachorro vira-lata vem saudar o dono da casa. Não pula em cima nem late para o bando de gente nova ao redor. Depois, vai fazer cocô debaixo de uma árvore.

"No, no!", grita o dono, em espanhol. "Aí no, aí no..."

Tarde demais. Cesar Millan ri, despreocupado. E os convidados se olham embasbacados. Afinal, ele não é o "O Encantador de Cães"?
Sim e não só. Millan, protagonista da série mais vista no Animal Planet no Brasil (entre adultos de 25 a 49 anos no horário noturno, segundo a assessoria de imprensa do canal pago), é um mexicano que cruzou a fronteira dos EUA aos 21 anos e levantou um império canino que engloba livros, DVDs, revista com seu nome, ração, jogos educativos e camas.

O cachorro desobediente é apenas um entre uma dúzia que circula pelo Centro de Psicologia Canina no vale de Santa Clarita, em Los Angeles, um terreno de 43 acres onde Millan quer construir um complexo de US$ 100 milhões (cerca de R$ 176 mi).

"Quero fazer uma pequena cidade com hotel, igreja e restaurante, para os cães aprenderem a se comportar em todos os lugares", diz o treinador de 40 anos, sem formação em veterinária, que cresceu observando os cães de sua pequena cidade, Culiacán, e assistindo a filmes como "Lassie".

Por enquanto, o local só conta com uma pequena infra-estrutura, incluindo uma piscina para cachorros e um trailer para reabilitar cães traumatizados, como foi o caso de um labrador enviado à guerra do Afeganistão.

Sem-teto x famosos
Na semana passada, Millan apresentou o terreno por onde circulavam um husky, um chiuaua e outras raças, além de um vira-lata que veio da China trazido por Jaden Smith, filho do ator Will Smith, após filmar por lá o remake de "Karate Kid".

Will Smith foi a primeira celebridade que Millan atendeu, em 1994, após abrir um serviço de reabilitação canina com o dinheiro guardado de um trabalho como lavador de carros, em Los Angeles.

Desde então, a clientela ilustre não parou. Na quinta temporada de "O Encantador de Cães", que estreia no final deste mês no Brasil, o mexicano trata dos cães da cantora Ashlee Simpson e de ginastas do Cirque du Soleil.

"Os cachorros não sabem que seus donos são celebridades. Mas isso piora a situação porque há mais gente circulando, dando informações erradas", diz Millan, que já reabilitou também os 13 cães de Salma Hayek.

"Às vezes são dez, 20 pessoas desorientando o cão. Ao mesmo tempo, ele controla todos e tem mais poder."

A especialidade de Millan é reabilitar cachorros e treinar humanos, já que o problema não é o animal e sim seu dono. Para ele, os privilégios dados aos cães só prejudicam a relação.

"Os cães dos sem-teto são mais equilibrados do que os dos milionários. Não é questão de dinheiro. O sem-teto caminha mais e oferece mais vida natural ao cachorro; ele está sempre ao lado ou atrás do dono. Já o do bilionário, do famoso, não. Está à frente ou nos seus braços."

Encantador de cães dá dicas para criar seu filhote

O mexicano Cesar Millan, protagonista da série "O Encantador de Cães", do Animal Planet, deu dicas para os leitores sobre como criar seus filhotes. Confira:

1 - Não se apaixone pela fofurice, e sim pela beleza interior. "É como entrar numa relação porque a pessoa é muito bonita. Vai dar em divórcio!", explica.

2- Escolha o tipo de cão que tem mais a ver com você, mas pela energia e não raça. Millan diz que os cães estão divididos em energia baixa, média, alta e muita alta.

3- Pare já de abraçar seu filhote. "Isso é antinatural para um cachorro", diz. "Você passa uma mensagem errada de que a vida dele será assim, em cima de você, sempre."

4- Entender regras e limites. "A mãe diz ao filhote quando é hora de ser amamentado. Se não é hora, ela morde. Então, tem que se criar regras claras e respeitá-las."

Via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário