domingo, 4 de julho de 2010

Vaca dá luz quadrigêmeos em Rondônia

Um fato raro ocorreu em Nova Mamoré, Rondônia. Uma vaca pariu quadrigêmeos. São três machos e uma fêmea.

Os quatro bezerrinhos têm uma coisa em comum: nasceram da mesma vaca. O fato aconteceu na fazenda especializada em gado de corte, na região de nova Mamoré, a cerca de 250 quilômetros de Porto Velho, em Rondônia.

O dono da fazenda, que é veterinário, explica que a vaca não foi inseminada artificialmente, mas pode ter tido um problema hormonal que resultou em quadrigêmeos. É um caso raríssimo em bovinos.

Os dois bezerros menores nasceram cinco dias depois dos dois primeiros. Isso é possível porque o aparelho reprodutor da vaca tem um útero com dois córnos uterinos, onde os animais se desenvolveram.

Os dois primeiros são machos e os últimos um casal. Os quadrigêmeos ainda não estão fora de risco. O macho menor preocupa. Foi o último a nascer. Ainda está fraco e a mãe está tendo dificuldade para amamentar tantos filhotes ao mesmo tempo.

“Devido à produção dela ser muito pouca. Ela não é uma vaca de leite, mas de cria, uma nelore, a produção de leite dela é menor. Então, ela não vai ter leite para alimentar os quatro de uma só vez. Nós vamos ter de entrar com outras vacas-suporte alimentando esses bezerros”, explicou o veterinário Vinícius Magalhães.

De acordo com o veterinário Enrico Ortolani, consultor do Globo Rural, em gado de corte, há registro de um caso de quadrigêmeos para dez milhões de partos.

A informação é do Globo Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário