quarta-feira, 10 de março de 2010

Somevesc investe em redes sociais

A Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc) está apostando nas redes sociais como uma nova forma de relacionamento com os médicos veterinários. Interagir, aproximar-se e instigar a participação nos debates dos temas da área entre, principalmente, os médicos veterinários mais jovens, são alguns dos objetivos da iniciativa, aponta Paulo Costa Leite Garcia, presidente da instituição.

Ele esclarece, no entanto, que a Somevesc ainda dá os primeiros passos com essas ferramentas: "Estamos sendo pioneiros e praticamente engatinhando mediante as possibilidades de divulgação geradas pelas redes sociais e colaborativas. Temos um grande arsenal de ferramentas disponíveis na internet que criam conexões e relacionamentos e que ainda estão inexploradas. Precisamos ser inovadores e nos articularmos dentro de canais como Facebook, Youtube Channel e até mesmo o tão popular Orkut. Além do mais, queremos aprender com nosso público", completa.

A iniciativa está alinhada com o novo perfil de usuários da web. Os websites de relacionamento social e os blogs são responsáveis por quase 10% do tempo passado na internet - mais do que o tempo passado vendo e-mails. Wagner Mezoni, jornalista e professor de Redes Sociais nos cursos de Comunicação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), explica que as redes sociais conectam e reúnem milhões de pessoas em todo o mundo, e lançaram uma nova forma de relacionamento pessoal: "Já não basta disponibilizar a informação na web. É preciso levá-la até o internauta. Além disso, as pessoas que estão nas redes sociais procuram muito mais se relacionar, obter informações. Elas querem ser ouvidas, conversar”, aponta.

Proximidade com os médicos veterinários

Wagner Mezoni, professor de Redes Sociais, destaca a importância da ação por atingir os estudantes e médicos veterinários que estão substituindo os meios de comunicação tradicionais pelos contatos via mídia social: "Esse ponto é especialmente relevante no caso dos estudantes, uma vez que os jovens já estão trocando mais mensagens por meio das redes, dos blogs e dos mensageiros instantâneos do que por e-mail. Além disso, as redes sociais hoje tendem a ter mais audiência do que quaisquer outros canais da internet", afirma.

Para o professor, a criação de relacionamentos baseados na troca de informações e interatividade gera proximidade entre a instituição e seu público: "A verdade é que nos primórdios da web, apenas o “ter” era fator de diferenciação. Bastava “ter” um site, ou “ter” um email que já se estava dentro do mercado de internet. Agora não basta só “ter” é preciso “ser”. “Ser” interessante, “ser” relevante. Não basta apenas criar um perfil no Twitter e “ter” uma identidade naquela rede. O esforço deve ser maior", sugere.

Para a primeira etapa do ingresso da Somevesc nas redes sociais foram criados canais no Twitter, Youtube, Orkut, Facebook e um blog. Além deles, serão fortalecidos os canais de informação atuais (homepage e newsletter). "Por esses meios os veterinários poderão interagir, trocar informações, debater temas pertinentes a área e divulgar eventos. É uma ação para promover o congraçamento da categoria, o estreitamento de suas relações e a cooperação profissional, além do desenvolvimento técnico, científico, cultural, social, esportivo e econômico, bem como a união de esforços em prol do progresso do Estado, ações previstas no estatuto da sociedade", conclui Paulo Costa Leite Garcia, presidente da Somevesc.

Veja, abaixo, o link para cada um dos canais da Somevesc nas redes sociais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário