domingo, 11 de outubro de 2009

Defesa dos animais domésticos



A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), está encabeçando campanha em defesa dos animais domésticos. Ela elaborou uma carta online a ser enviada aos deputados federais, pedindo que não aprovem o Projeto de Lei 4.548/98, que modifica o art.32.

Do que se trata?

Segundo a Lei de Crimes Ambientais, é crime praticar ato de violência contra qualquer animal. Porém, tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 4.548/98) que visa acabar com essa proteção para os animais domésticos.

A intenção do Projeto de Lei é alterar o art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, retirando a expressão “domésticos e domesticados” e, assim, descriminalizar atos de abuso e maus-tratos contra esses animais.

Essa alteração significaria um enorme retrocesso na história da proteção animal no Brasil, ao tornar ainda mais branda a legislação animal vigente, favorecendo a impunidade.

Os inúmeros casos de maus-tratos que se repetem diariamente no país deixariam de ser crime. O combate às condenáveis rinhas de cães e galos, por exemplo, seria dificultado ao extremo.

O momento é delicado e é de fundamental importância que todos aqueles que se importam com os animais se manifestem.

Para participar do manifesto, basta clicar aqui.

Pioneirismo feminino na medicina veterinária

Virginie Buff D’Apice, nasceu em São Paulo,SP, em 20 de Novembro de 1909, filha do engenheiro Jean Buff de Bertha Rossler Buff e falece em 2 de julho de 1984, em São Paulo.

Vida profissional
Forma-se Médica Veterinária, em dezembro de 1935, pela Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de São Paulo (USP) e em Biblioteconomia em 1938, pela Escola de Biblioteconomia de São Paulo.Em 1935, faz concurso e é aprovada para exercer o cargo de Veterinário-Adjunto do Instituto Biológico de São Paulo (IB), mas é nomeada, em 1936, Bibliotecária-Chefe da FMV da USP. Em 1958, nomeada para exercer o cargo de Assistente da Cadeira de Doenças Infectuosas e Parasitárias da FMV da USP.Em 1972, defende tese de doutoramento pela FMV da USP e continua a exercer a carreira docente até sua aposentadoria em 1975.


Algumas associações nacionais e internacionais
Entre outras, pertenceu às Sociedades Paulista e Brasileira de Medicina Veterinária,Associação Paulista de Bibliotecários,Conselho Regional de Medicina Veterinária, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Associação das Senhoras dos Médicos Veterinários,Sociedad Latinoamericana de Medicos Veterinários, Women´s Veterinary Association (USA) ,American Veterinary Association, International Womens Auxiliary to Veterinary Profession.

Principais atividades, prêmios e honrarias
Em 1947,convidada a participar da 84°Reunião Anual da American Veterinary Medical Association,em Ohio(USA),onde teve oportunidade de conhecer outras pioneiras da profissão dos EUA, Inglaterra e das Américas.Na década de 50, eleita “Veterinária do Ano”, em Chicago(USA),pela American Veterinary Medical Association e também presidente da International Womens Auxiliary to Veterinary Profession, além de fundar a Sociedade Brasileira das Senhoras dos Médicos Veterinários,no Brasil. Também é Patrona da Academia Brasileira de Medicina Veterinária; Patronesse da Biblioteca da FMVZ da USP;Membro Honorário e Mérito Especial recebido pela Sociedade Mundial de Medicina Veterinária;Homenagem da Biblioteca da FMVZ da USP pelos 100 anos de nascimento e de 25 como patronesse dessa Biblioteca.